quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um dia inesquecível (Joaquina)

O dia que nunca irei esquecer foi o do meu regresso à escola, no dia 18 de Fevereiro de 2008. Quando entrei na EB 2,3 Domingos Capela, por volta das dezanove horas, ia com muitas esperanças: recordar os velhos tempos da minha juventude e aprender o máximo para ajudar os meus filhos ao longo da vida.
Ao entrar na escola, tive uma sensação diferente, que nunca tinha sentido. Foi como se os anos tivessem voltado para trás, pois quando me sentei no banco à beira do PBX, vi uma colega de infância. De início não a reconheci, mas depois de um pouco de diálogo, como ela se lembrava de tudo, percebi quem ela era.
Passados alguns minutos, entrámos para a sala de aula. Foi como se estivesse a entrar pela primeira vez na escola e sentar-me na cadeira à frente com a outra colega foi inesquecível.
Então comecei a ouvir a professora a dizer em que consistia o curso: não era preciso comprar livros, o número de aulas que íamos ter a cada disciplina. E eu, muito admirada e revoltada, perguntava como era possível estudar sem ter livros e foi quando me disseram que se estudava com fotocópias.
Durante o intervalo, eu e a minha colega estivemos as duas a falar outra vez. Ela recordava-se dos pormenores todos: colegas de turma, professores, as nossas brincadeiras… parecia que estava a viver aqueles momentos naquela hora.
Foi o início de uma nova etapa da minha vida porque foi viver momentos históricos que já tinha esquecido há muito tempo e entrar outra vez para a escola é como se estivesse voltado à minha juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário